Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.
Roberto Shinyashiki

A Licenciatura em Engenharia Mecatrónica, oferecida actualmente pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Zambeze é uma nova oferta educacional que visa formar profissionais capazes de projectar, implementar e manter sistemas mecatrónicos em diversos sectores, como indústria, agricultura, transporte, saúde e mais

A profissão de Engenheiro  Mecatrónica é regulamentada em Moçambique. Para exerce-la, é obrigatório ter um diploma superior em curso reconhecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e estar registrado na Ordem dos Engenheiros de Moçambique.

Perfil do profissional de Engenharia Mecatrónica 

Como a maioria dos cursos de engenharia, a engenharia mecatrônica envolve muita matemática e física, por isso o profissional desta área deve ter uma sólida base em matemática e física. Essas disciplinas são fundamentais para o entendimento dos princípios e teorias que fundamentam os sistemas mecatrónicos e sua aplicação na prática. Como a engenharia mecatrônica lida com a integração de sistemas mecânicos, electrónicos e de automação, é necessário ter uma compreensão aprofundada dos conceitos matemáticos e físicos subjacentes.

Mercado de trabalho para Engenheiros Mecatrónicos 

A formação em engenharia mecatrônica pode abrir oportunidades de carreira em diversos sectores, como indústria de manufatura, sector de energia, empresas de automação, empresas de robótica, hospitais, empresas de tecnologia, entre outros. Os profissionais formados nessa área podem actuar como engenheiros de automação, projectistas de sistemas mecatrónicos, especialistas em robótica industrial, engenheiros de controle de qualidade, engenheiros de manutenção de sistemas mecatrónicos, entre outros.

O curso de Engenharia Mecatrónica 

O curso superior de Engenharia Mecatrónica é do tipo Licenciatura e tem duração média de 5 anos. A estrutura curricular do curso conta com disciplinas generalistas nas áreas de Física, Matemática, Química e Gestão, assim como disciplinas específicas da prática profissional de um engenheiro mecatrónico, que apresentam conceitos sobre:

  • Electrónica Digital e Analógica;
  • Programação de Computadores;
  • Controle de Sistemas Mecatrónicos;
  • Automação Industrial;
  • Robótica;
  • Sistemas Electrónicos;
  • Sistemas Mecânicos;
  • Sistemas Elétricos e Electrónicos;
  • Sistemas de Controle e Automação;
  • Sistemas Microprocessados;
  • Inteligência Artificial e Machine Learning aplicados à Engenharia Mecatrônica.

Ao final do curso, o estudante precisa realizar um estágio supervisionado na área, ou um projecto de conclusão do curso.

Onde Estudar?

Actualmente, a Universidade Zambeze é a única instituição que oferece o curso de Licenciatura em Engenharia Mecatrónica.