Pessoas com medo, escolhem a estabilidade e não a liberdade
As taxas de inscrição semestral na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) passaram por vários ajustes ao longo dos anos. Em 2009, o valor por disciplina era de 80 meticais, enquanto, em 2024, esse custo foi elevado para 600 meticais por disciplina. Este aumento recente sucede o ajuste de 2023, quando a taxa era de 450 meticais.
A estrutura de pagamento depende do número de disciplinas cursadas. Por exemplo, nos cursos da Faculdade de Engenharia, onde a média é de 6 disciplinas por semestre, o custo total é de 3600 meticais. Já no curso de Medicina, com uma média de 3 disciplinas por semestre, o valor é de 1800 meticais. Esses valores referem-se exclusivamente às taxas de inscrição nas disciplinas.
Na maioria das universidades públicas, os estudantes pagam apenas o valor de inscrição das disciplinas a serem frequentadas semestralmente. Entretanto, nos cursos em regime pós-laboral, além da inscrição, há uma mensalidade adicional que varia conforme o curso. Na Faculdade de Engenharia, por exemplo, a mensalidade é de 5000 meticais.
Além das propinas, os custos acadêmicos incluem despesas com materiais individuais, como fichas, manuais e materiais de aulas laboratoriais. No entanto, o custo com fichas e manuais é praticamente nulo, uma vez que os estudantes podem optar pelo formato eletrônico desses materiais, reduzindo assim os gastos. Por outro lado, os materiais laboratoriais representam uma despesa extra, sendo que a instituição fornece os materiais gerais, mas itens específicos e pessoais são de responsabilidade dos estudantes.
De forma geral, os custos são considerados acessíveis, especialmente para os estudantes em regime laboral, que pagam apenas as taxas semestrais.
