Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.
Confúcio
O exame de admissão em Matemática pode ser um desafio, mas com a preparação adequada e a abordagem correcta, é possível enfrentá-lo com confiança. Este guia apresenta cinco dicas valiosas para ajudar os examinados a aproveitar ao máximo seu conhecimento e obter um desempenho excelente. Desde a importância de cuidar do corpo e mente até estratégias inteligentes de resolução de problemas, essas dicas são projectadas para prepará-lo para o sucesso no exame de admissão de Matemática.
1. Preparar o corpo e a menteO examinado deve dormir de 5 à 6 horas antes do exame, para que o corpo e a mente estejam bem activos. Alimentar o corpo é importante, e o ideal é consumir alimentos energéticos.
2. Comece com o mais fácil
É importante que o examinado observe as questões mais fáceis e começar por elas a resolver.
2. Testar as opções
Quase sempre o examinado perde muito tempo tentando resolver uma questão que seria mais conveniente e mais rápido optar em pegar cada opção de escolha e testar no problema. Veja o exemplo hipotético a seguir:
1 - lnx = 0
A. 2 B. e C. ln2 D. 1 E. lne
A equação 1 - lnx é simples e fácil, mas pode criar muita confusão ao examinado para encontrar a solução. Problemas assim é mais conveniente testar as opções das alíneas A até E dadas. Ao testar por cada valor dado em cada opção, vai descobrir que a solução é a da alínea B.
3. Opte pelos caminhos mais fáceis na resolução
É importante que o examinado saiba escolher os métodos de resolução de cada tipo de problema. Problemas matemáticos têm quase várias formas de encontrar a solução. Não perca tempo usando metódo de Bhaskara para trabalhar com equações e funções quadráticas, em vez disso pode usar métodos alternativos como o de soma de produto. Além de empregar métodos convencionais para achar o limite de uma função, é mais flexivel usar métodos de L’Hospital.
4. Não foque-se em um único problema
Evitar gastar tempo em uma única questão. A questão até pode ser fácil, e quase sempre são, mas a pressão e o ambiente tenso da sala do exame pode faze com que o examinado esqueça de algum passo ou teoria e isso pode causar frustação por não conseguir encontrar a solução de um tipo de problema que domina. O ideal nesses casos é partir para outro problema enquanto o cérebro tenta lembrar do conhecimento necessário para resolver o problema em questão.
5. Muita atenção nos problemas que domina
A pressão e o clima tenso da sala do exame pode causar furor ao examinado e fazer com que este erre até problemas do seu domínio. Para evitar isso, é importante resolver problemas que envolve assunto do seu domínio de foma cautelosa e rápida
