A Engenharia Química lida com a concepção de projecto e construção de equipamentos e instalações para a produção de bens químicos, alimentos, medicamentos, cosméticos, entre outros. Ele também pode ser responsável pela implantação de processos de produção mais eficientes e sustentáveis, bem como pela monitoração de controle de qualidade dos produtos.
A profissão de Engenheiro Químico é regulamentada em Moçambique. Para exerce-la, é o obrigatório ter um diploma superior em curso reconhecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e ser registrado na Ordem dos Engenheiros de Moçambique.
Perfil profissional e acadêmico
O profissional de Engenharia Química é responsável por desenvolver e aplicar processos químicos para a produção de bens e serviços em diversos setores, como alimentos, farmacêutico, petroquímico, entre outros. Ele precisa ter conhecimentos sólidos em química, física, matemática e biologia, além de habilidades em projecto, gerenciamento de projectos, liderança e comunicação. É importante também ter habilidades em resolução de problemas, trabalho em equipe e atualização constante de conhecimento na área.
O mercado de trabalho para Engenheiros Químicos
O mercado de trabalho para Engenheiros Químicos é amplo e diversificado, abrangendo sectores como indústria química, petroquímica, farmacêutica, alimentícia, ambiental, entre outros. Eles podem trabalhar como engenheiros de processos, projetistas, gerentes de produção, pesquisadores, consultores, entre outras funções.
A demanda por profissionais de Engenharia Química tende a ser alta, devido ao constante desenvolvimento tecnológico e crescimento da indústria química. Além disso, há uma preocupação crescente com questões ambientais e de sustentabilidade, o que amplia as oportunidades de trabalho na área de Engenharia Química Ambiental. Em Moçambique, este profissional é capaz de actuar em diferentes organismos como:
- Indústria Química Básica;
- Petroquímica;
- Carboquímica;
- Indústria de produtos básicos (ácidos, bases e sais);
- Indústria Química Pesada (orgânica, corantes);
- Indústria Química Fina (farmacêutica e de perfumaria);
- Indústria de Borracha e Plásticos;
- Indústria Transformadora;
- Indústria Metalúrgica (ferro, aço, alumínio, etc);
- Polpa e papel;
- Combustíveis;
- Vidro, Cimento, Cerâmica;
- Indústria Têxtil;
- Indústria Alimentar
As principais actividades que podem ser desenvolvidas pelo Engenheiro Químico, nestes e noutros ramos são:
- Desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos e equipamentos;
- Projecto de novas instalações e de produção de novos produtos, tendo em conta a sua viabilidade técnico-económica;
- Dimensionamento e projecto de instalações de produção, tendo em consideração os problemas específicos da produção do ambiente, a segurança dos trabalhadores e o consumo mais económico das matérias primas e da energia;
- Direcção técnica do trabalho de montagem e operação de novas instalações;
- Laboração e controlo de instalações, aparelhos e máquinas nas empresas da indústria transformadora, de modo a garantir uma alta e contínua produção com boa qualidade;
- Direcção fabril e planificação de da produção, incluindo a localização de avarias e pontos de estrangulamento e a sua respectiva eliminação, a introdução de modificações no regime de manutenção permanente e preventivo, bem como a organização da gestão de stoks, análise de mercados , etc.;
- Investigação experimental e teórica para a melhoria das instalações industriais existentes, incluindo a sua optimização;
- Estudo das possibilidades de utilização de matérias primas existentes em Moçambique, incluindo também o aproveitamento de resíduos industriais.
