Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.Sêneca
As instituições públicas de nivel superior, geralmente têm a missão de fornecer educação de alta qualidade para um grande número de estudantes. No entanto, a capacidade das universidades é limitada e, portanto, elas precisam selecionar estudantes que são mais adequados para o ambiente acadêmico. O exame de admissão é uma das ferramentas que as universidades usam para avaliar a aptidão acadêmica dos candidatos.
Uma das principais razões pelas quais as instituições públicas adotam o exame de admissão é garantir que apenas os estudantes que atendem aos padrões acadêmicos exigidos pela universidade sejam admitidos. Ao estabelecer um conjunto de critérios rigorosos, como conhecimento em áreas específicas, habilidades matemáticas e de leitura, as universidades garantem que apenas os estudantes que possuem essas habilidades possam seguir em frente no processo de seleção.
O exame de admissão também é uma forma de avaliar as habilidades cognitivas dos candidatos, como pensamento crítico, resolução de problemas e raciocínio lógico. Essas habilidades são cruciais para o sucesso acadêmico e profissional e as universidades buscam selecionar estudantes que possuem essas habilidades.
Além disso, os exames de admissão podem ajudar a minimizar o risco de fraudes e corrupção no processo de seleção. Ao estabelecer um conjunto padronizado de critérios de seleção, as universidades garantem que todos os candidatos sejam avaliados de maneira justa e objetiva, sem possibilidade de favorecimento ou discriminação.
Por fim, o exame de admissão também é usado como um meio de controlar o número de estudantes admitidos em uma universidade. Como as instituições públicas têm recursos limitados, os exames de admissão ajudam a garantir que o número de estudantes admitidos seja mantido dentro dos limites do que a universidade pode oferecer em termos de recursos acadêmicos, infraestrutura e pessoal docente.
